Mercado imobiliário: crescimento de imóveis de luxo

O mercado imobiliário tem sido um dos setores mais promissores da economia brasileira, mesmo em períodos de crise ou desaceleração econômica. Entre os destaques, o setor de imóveis de luxo vem apresentando crescimento relevante.

Em 2022, por exemplo, a consultoria Brain e o indicador Abrainc-Fipe realizaram um levantamento revelador. O estudo demonstrou que a incorporação imobiliária de alto padrão contribuiu para os resultados positivos da construção civil no país.!

Está interessado em entender por que os imóveis de luxo estão se consolidando como uma das tendências do mercado imobiliário? Então aproveite a leitura. Vamos lá?!

Crescimento do mercado imobiliário de luxo em 2022

Para que um imóvel seja considerado de alto padrão, é preciso atender a alguns requisitos, como:

  • boa localização;
  • projetos arquitetônicos assinados por profissionais influentes;
  • decoração e mobiliário requintados;
  • acabamentos sofisticados;
  • e, é claro, tecnologia de ponta.!

Muito além de morar, os imóveis de luxo oferecem uma experiência única de conforto, bem-estar, satisfação e qualidade de vida. Por isso, são opções que fazem parte da realidade de um público seleto e exigente.!

Em 2022, a venda de imóveis de luxo teve alta de 145,3%, com 19.620 unidades vendidas no Brasil. Com isso, foi uma das principais responsáveis pelo crescimento do mercado imobiliário. Os dados constam em um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O aquecimento das vendas pode ser atribuído a alguns fatores, como:

  • melhora no cenário econômico;
  • queda no índice de desemprego;
  • diminuição nos custos da construção;!
  • aumento da renda familiar;
  • queda nos juros praticados para o segmento de alto padrão, ao contrário dos imóveis tradicionais;
  • condições de pagamento facilitadas;
  • viabilidade para empréstimos e financiamentos.

Todos esses aspectos permitiram que mais pessoas pudessem investir nesse tipo de empreendimento.!

Conheça outras razões para o crescimento do mercado imobiliário de alto padrão.!

Alta rentabilidade

Imóveis de luxo oferecem melhores condições de rentabilidade. Isso porque não perdem valor com o tempo e têm liquidez na compra e na venda. Por esse motivo, são excelentes para investidores que buscam retorno seguro e lucrativo.!

Nova concepção de moradia

Após a pandemia, uma das necessidades mais latentes do consumidor é ter uma residência mais cômoda e espaçosa. Esse fator é essencial para a manutenção da qualidade de vida. A tendência veio para ficar e trouxe mudanças na concepção de moradia e nos tipos de imóvel desejado.!

Seja para se divertir, trabalhar ou praticar exercícios físicos, imóveis maiores costumam suprir essa demanda. Eles oferecem ainda jardins, playgrounds, opções de lazer e áreas verdes, que contribuem para o bem-estar dos moradores.

Exclusividade

Projetos assinados por profissionais renomados, diferenciais que tornam cada imóvel único e possibilidade de personalização dos ambientes. Por esses aspectos, o mercado imobiliário de alto padrão oferece exclusividade. Essa é uma característica muito valorizada e desejada pelo público que busca personalidade nos imóveis.!

Valorização

A exclusividade no mercado imobiliário de alto padrão também interfere na valorização da categoria. A oferta de novos lançamentos no setor é inferior à demanda, ocasionando escassez desses empreendimentos.!

À primeira vista, essa característica parece ruim. Contudo, ao observar melhor, percebe-se que contribui para uma valorização progressiva dos imóveis, garantindo ótimos negócios na revenda.!

Sustentabilidade

David Wertheimer, herdeiro da marca francesa Chanel, foi implacável ao dizer que “o novo luxo é ser sustentável”. Ele se referia ao mundo da moda, é claro. Mas a sustentabilidade também é bem-vinda e necessária no mercado imobiliário e em todos os outros setores, certo?!!

Algumas medidas que contribuem para uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente e que geram valor ao imóvel são:!

  • áreas verdes;
  • hidrômetros individuais de gás e de água;
  • iluminação inteligente;
  • energia solar;
  • materiais que auxiliam na eficiência térmica e energética do empreendimento;
  • infraestrutura para a recarga de veículos elétricos, entre outras.

Segurança e tecnologia

A segurança no mercado imobiliário de alto padrão é fundamental para atrair e manter clientes interessados nesse segmento. Por isso, as novidades em tecnologia incluem:

  • inteligência artificial;
  • câmeras de segurança com reconhecimento facial e de placas de veículos;!
  • sensores de movimento e presença;
  • sistemas de alarme integrados com acesso remoto;
  • portas inteligentes com sistemas de autenticação biométrica.

Além disso, os sistemas de segurança cibernética, como firewalls, criptografia e backup de dados, protegem os imóveis contra invasões virtuais.!

A tecnologia contribui para o aumento da eficiência das medidas de segurança em imóveis de luxo. Desse modo, oferece maior tranquilidade e conforto aos moradores.!

Mercado imobiliário de luxo: o que esperar de 2023?!

Depois de conferir informações e dados relevantes sobre o mercado imobiliário em 2022, é natural pensar nas perspectivas para 2023. Espera-se que também sejam animadoras, correto? A boa notícia é que realmente são!!

Um levantamento da Brain e da Abrainc corrobora essa expectativa. A pesquisa mostrou que 62% dos empresários do setor acreditam que em 2023 o mercado imobiliário estará melhor que em 2022. Mesmo o Banco Central entende que há perspectiva de altas para o mercado imobiliário em 2023.!

Com tudo isso, o ano promete ser bastante oportuno e promissor. É o cenário ideal para investir em imóveis de luxo, diversificar o patrimônio com segurança e viver bem.!

Conte com a Norden Imóveis para encontrar as melhores oportunidades de negócio no mercado imobiliário de alto padrão.

Fale com um de nossos corretores!!