Tendências 2023: conheça as oportunidades do mercado imobiliário

Você está por dentro das tendências 2023 para o mercado imobiliário? O ano recém começou, mas já é hora de entender como anda a temperatura para o investimento em imóveis.!

Encerrado 2022, sabemos que, apesar da economia estagnada e do tímido crescimento do país, a roda do segmento de imóveis seguiu girando. Afinal de contas, aplicações no setor sempre foram consideradas as mais seguras e rentáveis. Ao contrário de outros investimentos, um imóvel dificilmente perde o seu valor com o passar do tempo.

Por isso, hoje traremos um apanhado sobre o mercado nos últimos anos, as tendências 2023 e as novidades do setor imobiliário. Aproveite a leitura!!

Comportamento do setor nos últimos anos

Para projetar as tendências 2023 no mercado imobiliário, é importante avaliar o comportamento das vendas no setor nos anos anteriores. Isso porque, como sabemos, o Brasil foi afetado pela pandemia de covid-19 e por uma crise econômica.

Segundo os indicadores ABRAINC-Fipe, 2021 foi positivo para o segmento, com aumento nas vendas e nos lançamentos. No primeiro trimestre, houve avanço de 30,1% no número de unidades comercializadas. Isso corresponde a 25,9% a mais do que no mesmo período de 2020.!

Já 2022 trouxe 42% mais lançamentos no trimestre de novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Esses dados reafirmam o crescimento do mercado, que manteve a estabilidade principalmente pelo desempenho do segmento de alto e médio padrão.

Ainda no primeiro trimestre do ano passado, os resultados também foram satisfatórios, conforme estudo da ABRAINC e da Fipe. O número de imóveis novos comercializados aumentou 18% em comparação com 2021. Nesse período, foram 87.655 unidades vendidas.!

Variações da taxa Selic

O aumento do índice de inflação contribuiu para a subida da Selic. De apenas 2% ao ano em janeiro de 2021, chegou a 13,75% ao ano em setembro de 2022.!

Essa alta na taxa básica de juros da economia influencia o mercado imobiliário. Na hora da compra, mesmo com preços mais baixos, há reajuste no valor do financiamento.!

Quais são as tendências 2023 para o mercado imobiliário?!

Para 2023, é esperado que o mercado imobiliário siga a tendência de crescimento. Trata-se de um segmento que sempre se manteve aquecido no Brasil, vide os resultados obtidos nos anos de pandemia e crise econômica. Isso porque a solidez do segmento é uma constante. Afinal, o investimento em imóveis é visto como uma aplicação segura e rentável.!

De 2020 para 2021, a CBIC indica que a venda de imóveis teve aumento de 46,1%. Portanto, a expectativa é que esse movimento continue em 2023. O mercado estará cada vez mais acelerado, tanto para vendas quanto para novos lançamentos.!

Veja outras oportunidades e tendências do mercado para este ano.!

Localização privilegiada

A localização segue como forte tendência para 2023 na busca por imóveis. Aliás, esse é um requisito básico para a valorização do bem.!

Imóveis localizados em bairros com boa infraestrutura e próximos às áreas centrais da cidade, por exemplo, aliam tranquilidade e praticidade. O acesso facilitado a serviços e comércio em geral é outro ponto que conta a favor.!

Espaço para home office

Com a pandemia, vieram novas formas de trabalhar, como o home office. O que era uma solução para a necessidade de isolamento social acabou se consolidando como uma forte tendência para muitas empresas.!

Por isso, adaptar um espaço da casa ou do apartamento para o trabalho se tornou prioridade para muitas pessoas. Agora, encontrar uma opção que já tem um ambiente próprio para isso é muito melhor, concorda? Por isso, imóveis com espaço para o home office continuam sendo uma das tendências 2023 para o mercado imobiliário.!

Sustentabilidade

A sustentabilidade nos empreendimentos é outra pauta que vem revolucionando o mercado imobiliário. Cada vez mais as pessoas buscam imóveis com soluções que contribuem para a preservação dos recursos naturais do planeta, como:

  • energia solar;
  • individualização de hidrômetros;
  • reaproveitamento da água da chuva;
  • uso de materiais sustentáveis etc.!

As vantagens da adoção dessas práticas vão além da proteção do meio ambiente. Elas também trazem economia nas contas de consumo e valorização do empreendimento.

Tecnologia e inovação!

A implementação de soluções tecnológicas também contribui para a valorização do imóvel e para outras questões. É o caso da portaria virtual, que:

  • permite o controle de acesso de moradores e visitantes;
  • traz economia, já que dispensa a contratação de colaboradores;
  • confere maior segurança aos condomínios.

Mesmo construtoras, incorporadoras e imobiliárias podem se beneficiar do uso de recursos tecnológicos como:

  • visita virtual;
  • assinatura digital para os contratos;
  • softwares de gestão;
  • outras práticas que trazem facilidade tanto para os consultores quanto para os clientes.!

E então, o que achou das tendências 2023 para o mercado imobiliário? São bastante animadoras, certo? Então, é hora de traçar o seu planejamento. Se você deseja fazer um investimento sólido, opte por um bom imóvel!!

Se precisar de ajuda nessa busca, fale conosco!

Essas informações foram úteis? Siga acompanhando as nossas dicas e novidades no blog.!